metropoles.com

‘Não há privilégio’, diz Janot sobre citados em delação de Delcídio

Questionado sobre se o inquérito poderia envolver a presidente Dilma Rousseff, Janot reafirmou que todos podem entrar na investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/Agência PT
dilm_janot_17092015_201
1 de 1 dilm_janot_17092015_201 - Foto: Lula Marques/Agência PT

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quarta-feira (16/3) em Paris, que, “tendo inícios de crime” na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), a instituição abrirá um inquérito para investigar os suspeitos. “Nós estamos em uma República. Ninguém tem privilégio nem tratamento diferenciado”, disse Janot ao jornal O Estado de S Paulo. “É como deve ser”, afirmou, usando uma expressão em francês. “Se houver um indício, a gente vai abrir investigação, independentemente de quem seja.”

Questionado sobre se o inquérito poderia envolver a presidente Dilma Rousseff, Janot reafirmou que todos podem entrar na investigação. “Nós temos um material, que estamos examinando”, declarou o procurador-geral. Em delação, Delcídio citou Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Segundo Janot, todos os citados terão tratamento igual. “Todos. Todos são iguais.” Sem dar detalhes, Janot informou ainda que o inquérito que pode ser aberto não se basearia apenas nos documentos do testemunho de Delcídio em seu acordo de delação premiada.

Lula
Janot afirmou também a indicação do ex-presidente Lula para a Casa Civil de Dilma “é problema dele” e não muda nada para a Procuradoria-Geral da República. “Isso é problema dele, não é meu. Não é problema para mim não”, disse Janot.

Questionado se Lula, ao obter foro por se tornar ministro, não teria “privilégios” no que diz respeito às investigações da Operação Lava Jato, o procurador-geral foi lacônico. “Não sei”, afirmou.

Janot estava em Paris participando de um evento sobre cooperação internacional para o combate à corrupção na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?