metropoles.com

MPRJ abre inquérito para apurar suspeita de nepotismo por Crivella

Filho do prefeito estaria auxiliando na escolha de secretário de cultura, inclusive entrevistando candidatos ao cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Marcelo Crivella
1 de 1 Marcelo Crivella - Foto: Pedro França/Agência Senado

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pelo prefeito Marcelo Crivella. O atual prefeito do Rio de Janeiro teria permitido que seu filho, Marcelo Hodge Crivella, atuasse como gerente de recursos humanos extra-oficial do Executivo municipal, interferindo na escolha do próximo secretário de Cultura do Estado: Marcelo Hodge Crivella teria, inclusive, participado de entrevistas a candidatos ao cargo. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, se conformada a atuação irregular do filho do prefeito, Crivella pode ser enquadrado por improbidade administrativa, pois, para o MPRJ, a atitude de Marcelo viola o princípio da moralidade administrativa, descrita na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta não é a primeira vez que pai e filho se envolvem em uma polêmica como essa. O jornal lembra que, no início de 2017, Crivella nomeou o filho como secretário da Casa Civil do Município do Rio de Janeiro, o que resultou em três reclamações ao STF.

Em 8 de fevereiro daquele ano, o ministro relator no STF, Marco Aurélio Mello, determinou o afastamento de Marcelo Hodge Crivella do cargo de secretário. Contudo, a notícia de que havia sido nomeada outra pessoa, desta vez sem vínculo com o prefeito, para ocupar em definitivo a pasta levou Mello a declarar, maio de 2018, o prejuízo do pedido inicial.

Outro lado
Em nota ao O Globo, a prefeitura do Rio afirmou que recebeu com surpresa a informação pela imprensa da abertura de apuração sobre o caso pelo MPRJ.

“Tal motivação se deu a partir de uma nota infundada publicada por um colunista do jornal O Globo. No dia da publicação, inclusive, Marcelo Hodge Crivella Filho se encontrava nos Estados Unidos. E cabe ressaltar que ele não exerce nenhum tipo de atividade nos quadros da prefeitura do Rio. Ainda assim, o município se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?