MPF reforça pedidos de condenação contra José Dirceu e Renato Duque
Os procuradores também intensificaram a sanção de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro da Casa Civil
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) reforçou o pedido de condenação contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, pela Operação Lava Jato, por causa dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. De acordo com informações do G1, os procuradores também intensificaram a sanção ao irmão do petista, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva; do ex-diretor da Petrobras, Renato Duque; e também de executivos de empresas e operadores.
As alegações finais foram protocoladas na página da Justiça Federal na internet, na quarta-feira (2/2). Esta é a última etapa na tramitação do processos, que antecede a sentença do juiz.
“Se queremos ter um país livre de corrupção, esse deve ser um crime de alto risco e firme punição, o que depende de uma atuação consistente do Poder Judiciário nesse sentido, afastando a timidez judiciária na aplicação das penas quando julgados casos que merecem punição significativa, como este ora analisado”, declarou o MPF nas alegações finais.José Dirceu é réu em outra ação relacionada à Lava Jato, na qual foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão. Ele e recorre da sentença e cumpre pena desde agosto de 2015. Renato Duque também foi condenado. Recebeu pena de 20 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado.