metropoles.com

MPF denuncia Sara Winter, líder do 300 do Brasil, por ameaças a Moraes

As condutas alvo da ação foram veiculadas em canal no YouTube e na conta pessoal do Twitter da acusada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sara Winter
1 de 1 Sara Winter - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a ativista bolsonarista Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter, pelos crimes de injúria e ameaça praticados contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

As condutas foram veiculadas em canal no YouTube e na conta pessoal do Twitter da acusada. Não foram denunciados, contudo, crimes contra a Lei de Segurança Nacional.

A denúncia foi enviada à 15ª Vara de Justiça Federal nessa terça-feira (16/06). Caso condenada, Sara Giromini será obrigada a reparar Alexandre de Moraes em pelo menos R$ 10 mil por danos morais.

No parecer, o procurador da República Frederick Lustosa relata as declarações proferidas por Sara Giromini, após ser alvo de busca e apreensão determinadas por Alexandre de Moraes, no inquérito das fake news.

A investigação aponta que a bolsonarista usou as redes sociais para atingir a dignidade e o decoro do ministro, ameaçando causar mal injusto e grave ao parlamentar, a fim de constrangê-lo.

3 imagens
A coordenadora do grupo é uma das investigadas no inquérito do STF sobre fake news
Sara Winter é o "nome de guerra" da extremista de direita. Ela se chama Sara Fernanda Giromini
1 de 3

Apoiadora ferrenha do governo Bolsonaro, ela defende bandeiras como o armamentismo

Facebook/Reprodução
2 de 3

A coordenadora do grupo é uma das investigadas no inquérito do STF sobre fake news

Reprodução
3 de 3

Sara Winter é o "nome de guerra" da extremista de direita. Ela se chama Sara Fernanda Giromini

Facebook/Reprodução

“Não vão me calar, de maneira nenhuma. Pena que ele mora em São Paulo porque se ele estivesse aqui eu já estaria na porta dele o convidando para trocar soco comigo. E juro por Deus, essa é a minha vontade, eu queria trocar soco com esse filho da puta, arrombado. O senhor nunca mais vai ter paz na sua vida”, disse Sara.

Ela pontuou também que vai descobrir tudo sobre o ministro, inclusive onde moram as empregadas dele. “O senhor tomou a pior decisão da vida”, completou Sara, em vídeo publicado nas redes sociais após o mandado de busca e apreensão.

Lei de Segurança

Em cota enviada junto à denúncia, o procurador argumenta que a conduta da investigada não afrontou a Lei de Segurança Nacional, uma vez que não houve lesão real ou potencial dos bens protegidos pela norma.

Lustosa sustenta que Sara não impediu de fato o livre exercício da função do ministro, nem da Suprema Corte de maneira geral.

Nesse aspecto, ressaltou que a ausência de denúncia no âmbito da Lei de Segurança Nacional nada tem a ver com desvalorização do comportamento praticado pela acusada.

Frederick Lustosa destacou atuar de maneira “isenta e desvinculada de qualquer viés ideológico ou político-partidário, muito menos suscetível a qualquer tipo de pressão interna ou externa”, mas respaldado na independência funcional garantida aos membros do Ministério Público.

Nesse sentido, o procurador concluiu que a manifestação da denunciada, em frente ao STF, utilizando capuzes e tochas, está inserida no contexto da liberdade de expressão. Por fim, quanto a eventual pedido de prisão preventiva, não foram verificados requisitos jurídicos que o justificasse no âmbito da investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?