metropoles.com

MPF arquiva ação de pedaladas fiscais, que baseou impeachment de Dilma

Decisão é datada do mês de fevereiro, mas só foi divulgada nesta semana. Ex-presidente disse que “verdade veio à tona”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dilma Rousseff, em foto colorida, com a mão na boca, como se estivesse mandando um beijo -- Metrópoles
1 de 1 Dilma Rousseff, em foto colorida, com a mão na boca, como se estivesse mandando um beijo -- Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) arquivou, por unanimidade, o inquérito civil sobre as pedaladas fiscais que fundamentaram o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão é de fevereiro, mas só veio a público nesta semana.

A ação, movida contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, investigou supostas irregularidades em operações de crédito do Tesouro Nacional em 2015, com bancos públicos como a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco do Brasil (BB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Tanto o Tribunal de Contas da União quanto a Corregedoria do Ministério da Economia afastaram a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos que concorreram para as pedaladas fiscais do ano de 2015, seja em virtude da constatação da boa-fé dos implicados, seja porquanto apenas procederam em conformidade com as práticas do MPOG (Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão)”, argumenta decisão.

“A verdade veio à tona. Demorou, mas a Justiça está sendo feita”, afirmou Dilma em pronunciamento. Além da petista, também eram investigados no inquérito Guido Mantega e o ex-secretário do Tesouro, Arno Augustin.

A votação favorável ao impeachment da ex-presidente na Câmara dos Deputados ocorreu em abril de 2016 e terminou com o placar de 367 votos a 137. Já no Senado Federal, Dilma foi cassada por 61 votos contra 20.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?