metropoles.com

MPGO quer a devolução de tornozeleira concedida a Rocha Loures

Pedido foi encaminhado à Secretaria de Segurança de Goiás. Inquérito apura se ex-deputado foi beneficiado em concessão de equipamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Rocha Loures deixa prisão em Brasília na manhã deste sábado
1 de 1 Rocha Loures deixa prisão em Brasília na manhã deste sábado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou à Secretaria de Segurança Pública do estado que peça a devolução imediata da tornozeleira eletrônica concedida ao ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PSDB-PR). O equipamento foi essencial para a progressão do regime fechado de prisão para o domiciliar. O Metrópoles mostrou com exclusividade que o ex-assessor do presidente Michel Temer furou fila e passou à frente de cerca de 100 presos que aguardavam a tornozeleira em Goiás.

A recomendação foi entregue nesta terça-feira (4/7), após a instauração de inquérito para apurar se Rocha Loures foi beneficiado na concessão da tornozeleira. Assinado pelo promotor Fernando Aurvalle Krebs, o documento afirma que “causa espanto o fornecimento, pelo estado de Goiás, de equipamento de monitoramento eletrônico para detento de outra unidade da Federação, sendo que as tornozeleiras eletrônicas estão em falta em Goiás”.

3 imagens
1 de 3

Reprodução
2 de 3

Reprodução
3 de 3

Atualmente, o estado tem déficit de cerca de 1 mil tornozeleiras. Além disso, existe uma fila de pouco mais de 100 presos sob a jurisdição do estado de Goiás que aguardam uma tornozeleira. Isso porque o governo goiano está inadimplente com a empresa que fornece o artigo utilizado para monitorar detentos que tiveram o benefício de cumprir prisão domiciliar assegurado pela Justiça.

Na recomendação destinada à Secretaria de Segurança de Goiás, o promotor Fernando Krebs também estipula prazo de 10 dias úteis para ser informado da anuência ou discordância em relação à sugestão.

Mala da propina
Rodrigo Rocha Loures estava preso em Brasília desde 3 de junho. A prisão foi motivada pela divulgação de imagens feitas pela Polícia Federal enquanto ele recebia uma mala com R$ 500 mil, suposta propina paga pelo frigorífico JBS que teria como destinatário final o presidente Michel Temer.

Na última sexta-feira (30/6), Loures conseguiu o direito à prisão domiciliar. A decisão foi do relator da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin.

Para ter direito ao benefício, o “homem da mala” deve usar a tornozeleira eletrônica, permanecer em casa entre 20h e 6h e não pode sair aos finais de semana. No último domingo (2), reportagem do Metrópoles mostrou que o equipamento concedido ao político para o cumprimento da prisão domiciliar foi contratado pelo estado de Goiás, já que nenhuma tornozeleira estava disponível no DF.

6 imagens
Rocha Loures foi preso no fim de junho
1 de 6

Ex-deputado federal e ex-assessor especial da Presidência da República, Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR) tornou-se conhecido como “homem da mala” de Michel Temer ao ser flagrado transportando R$ 500 mil, supostamente destinados ao presidente e pagos por Joesley e Wesley Batista, da JBS. Ficou em prisão preventiva por 28 dias. Em 30/6/2017, passou à prisão domiciliar, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica

PCGO/Divulgação
2 de 6

Rocha Loures foi preso no fim de junho

Michael Melo/Metrópoles
3 de 6

Dida Sampaio/Estadão
4 de 6

Dida Sampaio/Estadão
5 de 6

Reprodução/GloboNews
6 de 6

Divulgação

SSP nega
Acionada pela reportagem, a Secretaria de Segurança goiana negou que Loures tenha furado a fila e disse que a concessão de tornozeleiras foi regularizada em 14 de junho.

Ainda de acordo com a pasta, a Spacecom — empresa contratada para o fornecimento dos artigos — comprometeu-se a prorrogar o contrato vencido em fevereiro e, por sua vez, o governo efetuará os pagamentos dos meses de fevereiro (parcial), março, abril e maio assim que receber de volta o acordo assinado pela empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?