MP do Rio pede transferência de Garotinho da cadeia em Benfica
O ex-governador relatou ter sido agredido na cadeia. A Secretaria de Administração Penitenciária do RJ afirmou que irá aguardar laudo do IML
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu à Vara de Execuções Penais, nesta sexta-feira (24/11), a transferência do ex-governador Anthony Garotinho da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio. O órgão alega que há risco à integridade física do político. Após relatar ter sido agredido com um porrete dentro da própria cela no presídio, Garotinho foi levado à 21ª DP (Bonsucesso) para prestar depoimento. As informações são do jornal O Globo.
De acordo com o ex-governador, a cela teria sido aberta por um homem durante a madrugada. O advogado de Garotinho, Carlos Azeredo, afirmou que o cliente vai fazer o retrato falado para identificar a pessoa que supostamente o agrediu.Na quinta (23), a defesa do ex-governador protocolou um habeas corpus no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), contra a prisão do político. Garotinho e a mulher, a ex-governadora Rosinha, são acusados de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita junto a empresários, com o objetivo de financiar as próprias campanhas eleitorais e as de aliados, inclusive mediante extorsão. Os dois estão presos na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro afirmou que as câmeras do sistema interno não conseguiram detectar o momento em que a cela teria sido invadida, e irá aguardar o laudo do IML que definirá “acerca das lesões alegadas pelo interno”.