metropoles.com

MP do Pará denuncia força-tarefa de Moro por tortura em presídios

De acordo com a ação, os presos relatam agressões, humilhações e crueldade por parte dos agentes enviados pelo Ministério da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL
papuda8
1 de 1 papuda8 - Foto: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

Uma ação de improbidade foi protocolada por 17 procuradores da República do Pará para denunciar a força-tarefa que atua no sistema prisional do estado. Segundo os relatos, os presos estão sendo submetidos à tortura, definida pelo Ministério Público Federal (MPF) como “tratamentos desumanos e cruéis”.

Em julho, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Sergio Moro, autorizou intervenção federal no Pará. A medida foi tomada após pedido do governador Helder Barbalho (MDB), quando um massacre no presídio de Altamira deixou 62 detentos mortos.

Familiares dos presos foram ouvidos e relataram as situações estabelecidas depois que os agentes ficaram responsáveis pela organização do cárcere. O MPF apresentou fotos, áudios e depoimentos que chocam. De acordo com os relatos, as celas estão superlotadas e os presos transmitem doenças uns aos outros.

A ação do MPF teve como alvo o agente penitenciário federal escalado para o cargo de coordenador da força-tarefa, Maycon Cesar Rottava. A Justiça Federal no Pará acatou o pedido dos procuradores e determinou cautelarmente, no último dia 2, o afastamento do agente do cargo. Segundo a denúncia, ele sabia do que ocorria lá dentro e não fez nada para impedir.

Nessa segunda-feira (07/10/2019), Moro visitou o Complexo Penitenciário de Santa Izabel, no Pará, e disse que as premissas do pedido do MPF estão erradas. “Nós, evidentemente, respeitamos as decisões que forem tomadas, inclusive a decisão da Justiça, mas tenho absoluta crença que, assim que os fatos forem totalmente esclarecidos, essa questão vai ser resolvida”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?