metropoles.com

Morre o ministro Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ, aos 78 anos

O falecimento do magistrado foi confirmado pela assessoria do Superior Tribunal de Justiça. Ele morreu em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luiz Antônio/STJ
Gilson Dipp, ex-vice presidente do STJ
1 de 1 Gilson Dipp, ex-vice presidente do STJ - Foto: Luiz Antônio/STJ

​O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp morreu na noite de segunda-feira (28/11), em Brasília, aos 78 anos. A assessoria da Corte confirmou a informação, mas a causa da morte não foi divulgada.

​​​​​​​​​Gilson Dipp atuou como ministro do STJ no período de junho de 1998 a setembro de 2014.

​Durante os mais de 16 anos em que atuou no STJ, Dipp ocupou os cargos de presidente da 5ª Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ele também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2011 e 2013.

Gilson Dipp era casado e deixa três filhos.

Repercussão

“O ministro Dipp foi uma figura pública exemplar. Sábio, culto e perspicaz, era, ao mesmo tempo, extremamente cordial, simples e afável. Muito verdadeiro, transparente, firme e sempre de boa-fé. Um enorme exemplo para todos nós”, ressaltou o advogado Rafael Carneiro, sócio de Dipp em um escritório de advocacia.

Nas redes sociais, políticos e outros juristas lamentaram a “grande perda” com a morte de Gilson Dipp. O magistrado ficou conhecido pela cordialidade no tratamento com as pessoas e a habilidade em conciliar opiniões.

Senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado, Flavio Dino usou o Twitter para prestar uma homenagem ao ministro. “Um grande amigo que tive na magistratura, onde ele atuou com seriedade e verdadeiro compromisso patriótico”, escreveu.

O advogado e ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) também se manifestou sobre o falecimento. “Grande ministro, amigo querido, grande personalidade do Poder Judiciário e da democracia. Meus sinceros sentimentos a todos os seus familiares”, disse.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que recebeu com pesar a notícia da morte do magistrado. “Apresento, em nome do PSB, de seus dirigentes e militância nossas condolências à família e amigos. Tenho convicção de que o Brasil preservará a memória deste brasileiro querido e notável”, frisa o comunicado.

Perfil

Gilson Langaro Dipp tomou posse no STJ em 29 de junho de 1998 e se aposentou em 25 de setembro de 2014. Nascido em 1º de outubro de 1944 em Passo Fundo (RS), formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1968 e, em 1989, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – Corte que presidiu entre 1993 e 1995.

Além da atuação na magistratura, Gilson Dipp foi professor de direito civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele também foi integrante da Comissão da Verdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?