Morre o ministro Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ, aos 78 anos
O falecimento do magistrado foi confirmado pela assessoria do Superior Tribunal de Justiça. Ele morreu em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp morreu na noite de segunda-feira (28/11), em Brasília, aos 78 anos. A assessoria da Corte confirmou a informação, mas a causa da morte não foi divulgada.
Gilson Dipp atuou como ministro do STJ no período de junho de 1998 a setembro de 2014.
Durante os mais de 16 anos em que atuou no STJ, Dipp ocupou os cargos de presidente da 5ª Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ele também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2011 e 2013.
Gilson Dipp era casado e deixa três filhos.
Repercussão
“O ministro Dipp foi uma figura pública exemplar. Sábio, culto e perspicaz, era, ao mesmo tempo, extremamente cordial, simples e afável. Muito verdadeiro, transparente, firme e sempre de boa-fé. Um enorme exemplo para todos nós”, ressaltou o advogado Rafael Carneiro, sócio de Dipp em um escritório de advocacia.
Nas redes sociais, políticos e outros juristas lamentaram a “grande perda” com a morte de Gilson Dipp. O magistrado ficou conhecido pela cordialidade no tratamento com as pessoas e a habilidade em conciliar opiniões.
Senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado, Flavio Dino usou o Twitter para prestar uma homenagem ao ministro. “Um grande amigo que tive na magistratura, onde ele atuou com seriedade e verdadeiro compromisso patriótico”, escreveu.
O advogado e ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) também se manifestou sobre o falecimento. “Grande ministro, amigo querido, grande personalidade do Poder Judiciário e da democracia. Meus sinceros sentimentos a todos os seus familiares”, disse.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que recebeu com pesar a notícia da morte do magistrado. “Apresento, em nome do PSB, de seus dirigentes e militância nossas condolências à família e amigos. Tenho convicção de que o Brasil preservará a memória deste brasileiro querido e notável”, frisa o comunicado.
Perfil
Gilson Langaro Dipp tomou posse no STJ em 29 de junho de 1998 e se aposentou em 25 de setembro de 2014. Nascido em 1º de outubro de 1944 em Passo Fundo (RS), formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1968 e, em 1989, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – Corte que presidiu entre 1993 e 1995.
Além da atuação na magistratura, Gilson Dipp foi professor de direito civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele também foi integrante da Comissão da Verdade.