metropoles.com

Moro, Reynaldo Fonseca e De Sanctis compõem lista da Ajufe para o STF

Lista tríplice será enviada ao presidente Michel Temer. Moro recebeu 319 votos; Fonseca, 318 e De Sanctis, 165

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
1 de 1 Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) já tem os nomes dos candidatos que serão sugeridos pela entidade ao presidente Michel Temer (PMDB/SP) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): Sérgio Moro, juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Fausto De Sanctis, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

A associação divulgou nesta quarta-feira (1º) a lista tríplice, com os nomes dos magistrados mais votados pelos associados da Ajufe. Moro recebeu 319 votos; Fonseca. 318 e De Sanctis, 165. Participaram da votação 761 associados – cada um podia votar em até três candidatos.

O futuro ministro ocupará a vaga deixada por Teori Zavascvki, morto em um acidente aéreo há duas semanas. Apesar de Teori ter sido o relator da Operação Lava Jato no STF, o próximo a ocupar a cadeira não assumirá este acervo de processos, já que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, anunciou que a redistribuição deverá ser feita por sorteio. O STF pode bater o martelo ainda hoje com relação à relatoria da operação.

Apoio de peso
No final de semana, Metrópoles adiantou que Reynaldo da Fonseca poderia ser um dos indicados com grandes chances de ocupar a vaga suprema. Além de ser juiz de carreira, rumores da proximidade dele com Michel Temer teriam favorecido a indicação.

Pesa também a favor do ministro a influência de outro personagem importante na carreira e trajetória do presidente da República: o correligionário José Sarney. O maranhense teria feito campanha a favor do conterrâneo Reynaldo da Fonseca quando ele ainda concorria ao cargo de ministro do STJ.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?