Moro, Reynaldo Fonseca e De Sanctis compõem lista da Ajufe para o STF
Lista tríplice será enviada ao presidente Michel Temer. Moro recebeu 319 votos; Fonseca, 318 e De Sanctis, 165
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) já tem os nomes dos candidatos que serão sugeridos pela entidade ao presidente Michel Temer (PMDB/SP) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): Sérgio Moro, juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Fausto De Sanctis, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
A associação divulgou nesta quarta-feira (1º) a lista tríplice, com os nomes dos magistrados mais votados pelos associados da Ajufe. Moro recebeu 319 votos; Fonseca. 318 e De Sanctis, 165. Participaram da votação 761 associados – cada um podia votar em até três candidatos.
O futuro ministro ocupará a vaga deixada por Teori Zavascvki, morto em um acidente aéreo há duas semanas. Apesar de Teori ter sido o relator da Operação Lava Jato no STF, o próximo a ocupar a cadeira não assumirá este acervo de processos, já que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, anunciou que a redistribuição deverá ser feita por sorteio. O STF pode bater o martelo ainda hoje com relação à relatoria da operação.
No final de semana, Metrópoles adiantou que Reynaldo da Fonseca poderia ser um dos indicados com grandes chances de ocupar a vaga suprema. Além de ser juiz de carreira, rumores da proximidade dele com Michel Temer teriam favorecido a indicação.
Pesa também a favor do ministro a influência de outro personagem importante na carreira e trajetória do presidente da República: o correligionário José Sarney. O maranhense teria feito campanha a favor do conterrâneo Reynaldo da Fonseca quando ele ainda concorria ao cargo de ministro do STJ.