metropoles.com

Moro manda devolver 3 paraguaios refugiados no Brasil desde a era Lula

Os paraguaios respondem por extorsão mediante sequestro em seu país. Abdo e Bolsonaro comemoraram a ação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Sergio Moro na Comissão Especial da Câmara
1 de 1 Sergio Moro na Comissão Especial da Câmara - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça, Sergio Moro, retirou o status de refugiado dos paraguaios Juan Arrom, Anuncio Martí e Victor Colmán, que estavam abrigados no Brasil enquanto respondiam pelo crime de extorsão mediante sequestro em seu país. O anúncio foi feito pelo próprio ministro em seu Twitter, nesta terça-feira  (23/07/2019), e pelo Diário Oficial da União (DOU). Pela rede, Moro disse que esta não será mais uma “terra sem lei”.

O refúgio foi concedido aos dois pelo ex-presidente Lula (PT), em 2003. O presidente do Paraguai, Mario Abdo, comemorou a ação de Moro. “Chegou a hora deles darem conta de suas ações perante a justiça paraguaia. Que a verdade venha sempre à luz!”, comentou, também pelo Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para parabenizar o ministro da Justiça pela devolução dos criminosos que ele chamou de “terroristas”.  “O Brasil não mais será refúgio de canalhas travestidos de presos políticos!”, afirmou o chefe do Executivo.

Caso semelhante ocorreu com o italiano Cesare Battisti, que perdeu o status de refugiado concedido pelo chefe da pasta da Justiça e foi devolvido a seu país no início do ano.

Segundo a assessoria do ministério, a decisão foi deliberada em reunião ordinária do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que ocorreu no dia 14 de junho de 2019. Foram cinco votos pela cessação, uma abstenção e uma ausência. O grupo baseou-se na “ausência do fundado temor de perseguição”. De acordo com a pasta, refugiado é pessoa que deixa o seu país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, opiniões políticas ou devido à existência de grave e generalizada violação de direitos humanos. Em reunião, ficou decidido que os paraguaios não se enquadravam na categoria.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?