metropoles.com

Moraes pede vista e adia julgamento sobre contribuição para sindicatos

Moraes tem até 90 dias para ponderar sobre a ação. Placar no STF está 3 a 0 para autorizar cobrança de trabalhadores não sindicalizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida do ministro Alexandre de Moraes
1 de 1 imagem colorida do ministro Alexandre de Moraes - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e adiou o julgamento da ação que avalia a constitucionalidade da cobrança da contribuição assistencial de trabalhadores não sindicalizados. Não há previsão para a retomada do julgamento.

Antes do pedido de Moraes, o placar na Corte estava 3 a 0 no sentido de aprovar a cobrança, desde que seja garantido o chamado direito de oposição para os trabalhadores. A autorização da medida seria uma mudança na posição do STF, que desde 2017 considera esse tipo de tarifa inconstitucional.

A contribuição assistencial é um tipo de taxa utilizada para custear as atividades do sindicato. Ao contrário do imposto sindical, ela é estabelecida em assembleia e não tem valor fixo por categoria.

Nessa quinta-feira (20/4), o processo teve uma reviravolta após o decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, mudar de posição.

O magistrado alega ter sido convencido pelo argumento apresentado pelo ministro Luís Roberto Barroso, de que a cobrança é possível, desde que haja o chamado “direito de oposição”. Ou seja, que o trabalhador tenha a opção de decidir se quer pagar ou não. Cármen Lúcia também acompanhou o relator.

O pedido de vista, solicitado por Moraes, ocorre quando o magistrado solicita mais tempo para ponderar sobre a questão. O ministro tem até 90 dias para devolver o processo a julgamento, no entanto, a matéria precisa ser incluída na pauta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?