Moraes envia investigação contra Ricardo Salles para a Justiça do Pará
Ex-ministro do Meio Ambiente é investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento com exportação ilegal de madeira
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar, nesta terça-feira (20/7), as investigações contra o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles para a Justiça Federal do Pará. A Polícia Federal apura suposta exportação de madeira ilegal.
Salles deixou o cargo no mês passado pressionado por duas investigações que envolvem a suposta participação dele em esquema de madeira ilegal na Amazônia.
Salles by Metropoles on Scribd
Além da investigação que estava sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, havia outra com a ministra Cármen Lúcia, enviada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Ao sair do ministério, Salles perdeu o foro privilegiado — devido à condição de ministro, ele só podia ser investigado em inquérito em tramitação no Supremo. Com a perda do foro, a investigação prosseguirá na primeira instância da Justiça Federal.
Na decisão, Alexandre de Moraes determinou que todos os atos da investigação devem ser preservados.
“Os elementos de prova produzidos indicam, neste momento processual, que os crimes teria ocorrido, primordialmente, no município de Altamira/PA”, escreveu.
Moraes afirmou que, como Salles não exerce mais o cargo de ministro, é necessário o envio para a primeira instância. O ministro entendeu que os supostos crimes ocorreram em Altamira (PA), o que garante a competência para a investigação seguir na Justiça Federal do Pará.