Moraes determina inquérito para apurar ataque hacker ao sistema do STF
Acessos considerados fora do padrão foram identificados no último dia 6. Ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de investigação para apurar o ataque que deixou o site da Corte fora do ar. O inquérito foi solicitado pela Polícia Federal.
A plataforma ficou suspensa da madrugada da última quinta-feira (6/5) até a sexta-feira (7/5), e os serviços ainda estão sendo retomados gradualmente.
Para Moraes, a investida foi uma ameaça ao STF e os fatos podem ser relacionados com a apuração em andamento nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.
Na última quinta, o STF identificou um acesso fora do padrão em seu portal e, para garantir a segurança das informações, o site foi retirado do ar para usuários externos. Foram iniciadas análises e reforço de segurança em todas as páginas.
De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, o acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo informações preliminares, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou o ataque, que está sendo investigado pela Polícia Federal.