metropoles.com

Moraes autoriza novos depoimentos em inquérito contra Bolsonaro

O ministro do STF liberou as oitivas no âmbito das investigações sobre suposta tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (23/8) que a Polícia Federal colha novos depoimentos no inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou interferir na corporação, segundo acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

“Diante do exposto, autorizo o delegado de Polícia Federal a proceder às oitivas de eventuais testemunhas sem a necessidade de intimação nos termos antes determinados, inclusive dos advogados dos investigados. Ciência à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria-Geral da República”, diz trecho do despacho de Moraes.

Em julho, o ministro determinou a imediata retomada da tramitação do inquérito, independentemente do julgamento do recurso de Bolsonaro sobre o formato do depoimento que prestará à PF – se por escrito ou presencialmente. A análise do recurso apresentado pela AGU está marcada para o dia 29 de setembro.

A AGU defende que o presidente tem a prerrogativa de prestar depoimento por escrito. O antigo relator do caso, ministro Celso de Mello, porém, já havia votado a favor do depoimento presencial de Bolsonaro.

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes prorrogou o inquérito por mais 90 dias, tendo em vista a necessidade de prosseguimento das investigações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?