metropoles.com

Ministro do TCU chama de “carteirada” decisão de Moro sobre Lava Jato

Juiz proibiu uso das informações por outros órgãos. Bruno Dantas afirma que somente o STF pode retirar provas compartilhadas pela operação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Lula ministro do TCU, Bruno Dantas
1 de 1 Lula ministro do TCU, Bruno Dantas - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas classificou como uma “carteirada” a recente decisão do juiz Sérgio Moro de proibir o uso das provas da Lava Jato contra delatores e empresas que assinaram acordos de leniência por órgãos de controle e do governo. A informação é do jornal O Globo.

Em entrevista ao jornal, o magistrado da Corte de Contas afirmou que somente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode retirar do TCU as provas compartilhadas – há dois, três anos – pela Lava Jato.

“Se estamos falando de cooperação, não pode haver espaço para uma carteirada de um dos atores que está na mesa de discussão. Alguém pretender dizer: ‘Olha, esse elemento de prova é meu e ninguém pode usar.’ Não é assim que se age no Estado de Direito”, afirmou o ministro do Tribunal de Contas da União em entrevista.

Dantas é relator no TCU de processos que investigam superfaturamento nas obras da usina nuclear Angra 3. Depois de apurar que houve fraudes em licitações da empresa, o tribunal declarou a inidoneidade de quatro empreiteiras e sobrestou a punição a outras três que assinaram um acordo de colaboração em Curitiba: Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

O TCU queria entrar fazer um conchavo com a força-tarefa da Lava Jato para permitir ressarcimentos aos cofres públicos que superassem os valores definidos nos acordos de leniência assinados entre as empresas e o Ministério Público Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?