metropoles.com

Ministro do Supremo nega pedido de Delcídio para suspender processo no Conselho

A defesa de Delcídio questionava a postura do relator do caso, que já teria deixado “transparecer indisfarçável predisposição condenatória”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRE DUSEK/ESTADAO
DELCíDIO do amaral
1 de 1 DELCíDIO do amaral - Foto: ANDRE DUSEK/ESTADAO

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (16/3) o pedido do senador Delcídio Amaral (PT-MS) para suspender o processo que pede a cassação do seu mandato no Conselho de Ética do Senado.

Nesta quarta (16), o colegiado se reúne para analisar o parecer do relator Telmário Mota (PDT-RR), que admitiu o processo contra Delcídio na Casa. Telmário afirma que há indícios de quebra de decoro na conduta do senador durante a negociação para fuga do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

No pedido, a defesa de Delcídio questionava a postura do relator do caso, que já teria deixado “transparecer indisfarçável predisposição condenatória”. Também afirmava que decisões do conselho sobre o processo não poderia ser tomada nesta quarta porque o senador ainda se encontra no período de licença médica

Para o ministro do STF, no entanto, o processo que poderá levar à cassação de Delcídio pode continuar tramitando normalmente no Senado.

Entre os senadores, a sensação é que não há como Delcídio salvar o mandato depois de ter fechado um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

Nesta terça-feira (15), o conteúdo dos depoimentos veio a público Além de fazer acusações contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador também cita nomes de colegas, como o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ele também admitiu ter recebido propina do esquema de corrupção da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato e terá que devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?