metropoles.com

Ministério Público Eleitoral é contra envio do recurso de Lula ao STF

Ex-presidente tenta recorrer para participar das eleições como candidato ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Julgamento Lula TSE
1 de 1 Julgamento Lula TSE - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques enviou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defendendo a rejeição do recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual a defesa do petista busca reverter a decisão do tribunal que lhe negou o registro de candidato.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o caso não deve sequer ser enviado para análise do Supremo Tribunal Federal (STF), pois não há necessidade de discussão sobre matéria constitucional, uma vez que a Lei da Ficha Limpa já foi declarada constitucional pela Suprema Corte.

Para Humberto Jacques, o TSE, ao barrar o registro, apenas fez valer a Lei da Ficha Limpa – declarando a inelegibilidade de Lula. Dessa forma, “aplicou a jurisprudência clássica do STF sobre o processo de internalização dos tratados internacionais na órbita doméstica”.

A peça, de 20 páginas, também traz uma crítica à tentativa de Lula de reverter a decisão que lhe barrou a candidatura à Presidência da República.

“Indubitavelmente, aquele que, com causa de inelegibilidade já reconhecida pela Justiça Eleitoral, aventura-se em tentar postergar o indeferimento do seu registro de candidatura, turbando o processo eleitoral, atua desprovido de boa-fé”, disse.

Sobre a posição contrária ao envio do recurso ao Supremo, o vice-procurador-geral eleitoral disse que há “discussão de matéria eminentemente constitucional”. “Até porque, a Lei da Ficha Limpa já havia sido declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal com eficácia para todos e com efeito vinculante”, ressaltou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?