metropoles.com

Ministério Público diz que “não negociou” condições para volta de Eike

A Procuradoria assinala que já estava providenciando documentação necessária para eventual extradição do empresário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fachada Ministério Público Federal
1 de 1 Fachada Ministério Público Federal - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta segunda-feira (30/1) que “não negociou” condições para o empresário Eike Batista retornar ao Brasil. Por solicitação dos procuradores da República no Rio de Janeiro à frente da Operação Eficiência, deflagrada na quinta-feira (26), a Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal (SCI/MPF) iniciou contatos com as polícias alemã e americana desde o último dia 27, para monitorar o ex-bilionário.

Eike foi oficialmente considerado foragido internacional após embarcar na noite de terça-feira (24) para Nova York.

A Procuradoria assinala que já estava providenciando documentação necessária para eventual extradição do empresário. “O retorno voluntário antecipou uma prisão que seria inevitável aqui ou nos Estados Unidos, e essa custódia se mostra necessária no momento para garantia da ordem pública e da instrução criminal”, afirma o procurador regional da República José Augusto Vagos, da força-tarefa Lava Jato no Rio”.

“Os pedidos de prisão para extradição começaram a ser preparados ainda no dia 27, ao mesmo tempo em que era verificado naqueles países onde Eike poderia estar. Logo que se confirmou sua presença em Nova York, a polícia americana iniciou um discreto monitoramento, já com a informação de que ele havia comprado a passagem do voo AA 973 (aeroportos JFK-Galeão) para ontem, 29 de janeiro, à noite”, destaca a Procuradoria.

“Procuradores no Rio e na Procuradoria Geral da República checaram planos de voo de vários jatos brasileiros que poderiam estar nos Estados Unidos e auxiliar numa fuga, em especial um que partiu na mesma data do voo de saída do Rio e teve um plano de voo suspeito”, informou a Procuradoria.

Os policiais americanos só encerraram a mobilização e deram seu aval ao embarque quando a porta do avião fechou e eles conferiram a lista de passageiros.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?