metropoles.com

Menos de um quarto dos condenados pela Lava Jato está na cadeia

Levantamento aponta que 34 dos 146 réus estão presos, entre eles o ex-presidente Lula (PT) e o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/AGÊNCIA BRASIL
Um pedido de demissão coletiva uniu sete integrantes da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo.
1 de 1 Um pedido de demissão coletiva uniu sete integrantes da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo. - Foto: Divulgação/AGÊNCIA BRASIL

Menos de um quarto dos condenados em primeira instância pela força-tarefa da Operação Lava Jato está cumprindo pena. Passados quase cinco anos do início das investigações, 34 dos 146 réus estão atrás das grades. O levantamento e as informações são do jornal O Globo.

Nessa lista estão réus considerados culpados pelo ex-juiz federal Sérgio Moro e sua sucessora, a magistrada Gabriela Hardt, por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, entre outros.

Há também nove incriminados que cumprem pena em regime aberto ou semiaberto após fecharem acordos de delação premiada com a Justiça. Eles não têm sentença confirmada em segunda instância ou conseguiram decisão judicial favorável.

Um dos casos é o de Carlos Habib Chater, dono do posto de gasolina em Brasília que deu origem às investigações da Lava Jato. Ele passou 3 anos preso e deixou a cadeia em 2017, após cumprir um terço da pena e ressarcir danos causados à Petrobras.

O ex-deputado André Vargas também está em liberdade condicional. Ele deixou a prisão após cumprir um terço da pena, de 13 anos. A Justiça determinou que ele pagasse R$ 1,1 milhão, valor negociado em 72 parcelas de R$ 15.332,64.

A lista de presos conta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) e os empresários Gerson Almada (ex-vice-presidente da Engevix) e Sérgio Cunha Mendes (ex-executivo da Mendes Júnior).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?