metropoles.com

Médico exonerado por Fux diz que nunca fez algo sem ciência dos superiores

O presidente do STF afastou secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo após pedido de 7 mil doses de vacina para a Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF
1 de 1 Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O médico Marco Polo Dias Freitas, exonerado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, de cargo de confiança, disse que “nunca realizou ato administrativo sem a ciência” de seus superiores. As declarações foram dadas à Folha de S.Paulo.

O servidor, que ocupava o cargo de secretário de Serviços Integrados de Saúde da Corte havia seis anos, foi demitido após o pedido de reserva de 7 mil doses da vacina contra a Covid-19 à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para funcionários do tribunal.

Fux afirmou que o gestor solicitou a reserva de vacinas sem o conhecimento dele, ignorando a fila de prioridades da imunização.

Reserva de vacinas

O STF enviou um ofício à Fiocruz pedindo a reserva de 7 mil doses da vacina contra o novo coronavírus, para a imunização de ministros e servidores da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Da mesma forma, o Supremo pediu ao Instituto Butantan a reserva de 7 mil doses da Coronavac para seus funcionários.

A reserva de vacinas não está prevista no plano de imunização da Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde na última semana. O STF afirmou ao jornal O Globo que a Fiocruz ainda não respondeu ao pedido.

No ofício enviado à fundação, o diretor-geral do STF, Edmundo Veras dos Santos Filho, diz que a justificativa para o pedido de reserva da vacina é que os servidores desempenham “papel fundamental no país”, e que muitos deles fazem parte do grupo de risco do coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?