metropoles.com

Marun pede à Polícia Federal investigação por “vazamentos”

PF solicitou ao STF autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços do ministro da Secretaria de Governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPMI JBS
1 de 1 CPMI JBS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, protocolou na Polícia Federal (PF) e na Procuradoria-Geral de República (PGR) notícia-crime contra o vazamento de informações ocorrido na quinta-feira (5/7), quando foi deflagrada a nova fase da Operação Registro Espúrio, responsável por investigar suposta organização criminosa que cobrava pela emissão de registros de sindicatos no Ministério do Trabalho. Marun foi citado no caso.

O problema é que, no pedido apresentado pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a realização da nova investigação, o órgão também solicitou autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de Carlos Marun. E é a este vazamento que o ministro se refere já que a busca em seu endereço não foi concretizada porque, tanto o relator do caso, ministro do STF Édson Fachin, quanto a Procuradoria Geral da República (PGR) entenderam que não havia provas suficientes contra o político e não autorizaram a operação contra ele. Diante disso, Marun solicitou a abertura de inquérito policial na PF e na PGR para que a origem do vazamento seja descoberta. “Não me conformo com essa afirmação de que é impossível se descobrir quem vaza”, destacou.

Vazamentos são crimes. São ainda mais graves quando praticados ou no âmbito da PF, da PGR ou do STF e merecem uma cuidadosa e atenciosa investigação”, desabafou o ministro. Segundo o ministro, na PF, informaram a ele que esta era “a primeira vez” que alguém toma uma atitude de criminalizar os vazamentos.

Para Marun, “essa prática do acusa e enxovalha para só depois saber se processa e julga tem de deixar de existir no Brasil”, disse. “Se meu pleito contribuir para que essa prática chegue ao fim, estarei muito confortável e muito feliz”, completou.

Na quinta, quando foi realizada a operação, Carlos Marun já havia anunciado a intenção de pedir a investigação em relação às notícias de que haveria buscas contra ele, que não foram autorizadas ou realizadas. Ele se disse vítima de uma vazamento “canalha”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?