metropoles.com

Marco Aurélio sobre vídeo de Bolsonaro: “O momento é delicado”

Presidente compartilhou mensagem no WhatsApp chamando apoiadores para ato em favor do governo e com pauta que inclui ataques ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado.
1 de 1 STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta quarta-feira (26/02/2020), após a repercussão do vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro, que “o momento é delicado”. Ele preferiu, contudo, não comentar as consequências do ato, que inclui na pauta manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 15 de março.

Ao contrário do colega, mais cedo, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, divulgou uma nota extensa criticando duramente a atitude do chefe do Executivo. Para ele, Bolsonaro “revelou uma face sombria” ao usar a conta no WhatsApp para convocar manifestações.

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional“, disse Celso de Mello.

Entenda
No último domingo (26/02/2020), foi revelado que Bolsonaro disparou entre seus contatos de WhatsApp um vídeo convocando as pessoas a irem ao movimento, reforçado após áudio do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, pregar que as pessoas “fossem às ruas” contra o que ele chamou de “chantagem” do Congresso na execução do orçamento federal.

Após a repercussão negativa da mensagem, o presidente foi às redes dizer que o envio do vídeo tinha “cunho pessoal“, na tentativa de desvincular o cargo do chamamento para o protesto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?