metropoles.com

Marco Aurélio pede que ação do PCdoB sobre 2ª instância entre em pauta

Ministro solicita que Supremo analise a proposta do partido e coloca mais pressão para a presidente da Corte pautar debate sobre o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Mello/Metrópoles
Ministro Marco Aurélio Mello STF
1 de 1 Ministro Marco Aurélio Mello STF - Foto: Michael Mello/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a inclusão na pauta do plenário de ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) cujo objetivo é barrar a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância.

Ação PCdoB 2ª Instância by Metropoles on Scribd

Na prática, o pedido do magistrado aumenta a pressão sobre a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, responsável por definir a pauta das sessões plenárias do STF. Ela tem resistido a pautar outras duas ações a respeito do tema, impetradas pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN).

A possibilidade de prisão após condenação em segunda instância é considerada um dos pilares da Operação Lava Jato e voltou à tona após a determinação de execução da pena do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro, no último dia 5. O petista foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). Desde o dia 7, está detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A ação do PCdoB foi apresentada depois de a cúpula do PEN optar pela desistência da causa: segundo o partido, o objetivo de seu pleito não era beneficiar o ex-presidente petista e, frente a essa possibilidade, o melhor seria não pautar a ação neste momento. No entanto, por entender que não é possível tal desistência, o ministro Marco Aurélio Mello apenas concedeu prazo de cinco dias para o advogado do Partido Ecológico Nacional se inteirar do processo e planejar o próximo movimento da sigla.

O prazo concedido pelo magistrado termina às 23h59 desta quinta-feira (19/4). Segundo o presidente nacional da sigla, Adilson Barroso, o partido busca um “atalho jurídico” para atrasar o máximo possível a retomada da discussão. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?