metropoles.com

Marco Aurélio: estados podem criar regras próprias de quarentena

Decisão contesta trechos de MP editada por Bolsonaro concentrando poder no governo federal sobre ações de combate ao coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (24/03) que estados e municípios também podem criar regras de isolamento devido ao coronavírus. Antes, o governo federal havia editado uma medida que limitava o poder ao Executivo do país.

A decisão do magistrado atende a um pedido do PDT. O partido entrou com uma ação na Corte para questionar a medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro para concentrar no governo federal o poder sobre o tema, após série de críticas de Bolsonaro ao que chamou de “exagero” de governadores nas restrições adotadas.

A MP alterou uma lei de fevereiro que previa quais ações poderiam ser tomadas durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus. O partido considerou que as modificações na legislação feriam a Constituição.

Para Marco Aurélio, é preciso deixar claro que existe a chamada “competência concorrente” – tanto o governo federal quanto os estaduais podem criar suas próprias determinações, mediante necessidades específicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?