metropoles.com

Marco Aurélio adia depoimento de Bolsonaro até que plenário tome decisão

A decisão, na prática, inviabiliza que a oitiva do presidente seja feita na próxima semana, como a Polícia Federal queria agendar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Marco Aurélio Mello
1 de 1 Marco Aurélio Mello - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu adiar o depoimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até que o plenário da Corte julgue um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). Trata-se do caso que apura se houve interferência indevida do chefe do Executivo na Polícia Federal.

Bolsonaro havia sido intimado pela PF a escolher uma data entre os dias 21 e 23 de setembro para o interrogatório presencial. A AGU, no entanto, recorreu nessa quarta-feira (16/9) para que o depoimento do presidente seja tomado por escrito, e não pessoalmente.

Relator do caso no lugar de Celso de Mello, que está em licença-médica, Marco Aurélio resolveu submeter o tema ao plenário, o que na prática inviabiliza a tomada de depoimento na próxima semana, como a Polícia Federal tentava agendar.

Na semana passada, Celso de Mello divulgou decisão em que contrariou o procurador-geral da República, Augusto Aras e determinou que Bolsonaro prestasse depoimento pessoalmente, no inquérito que apura suposta interferência na Polícia Federal, aberto após acusação do ex-ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública.

Em sua decisão, Celso de Mello destacou que a possibilidade de depoimento por escrito é uma prerrogativa de presidentes apenas quando são testemunhas, e não quando são investigados – o que é o caso.

O inquérito foi aberto em abril após Sérgio Moro pedir demissão apontando interferência indevida na PF. O ex-ministro entregou o cargo por não concordar com a demissão do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, determinada por Bolsonaro.

Veja a íntegra da decisão:

Decisão by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?