metropoles.com

“Mais fácil acertar números da Mega que resultado”, diz ex-ministro do TSE sobre julgamento de Bolsonaro

Henrique Neves deu entrevista ao Metrópoles nesta quarta-feira (21/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Entrevista de ex-ministro do TSE Henrique Neves
1 de 1 Entrevista de ex-ministro do TSE Henrique Neves - Foto: Reprodução

“Seria mais fácil acertar os números da Mega-Sena do que especular o resultado do julgamento”: foi o que disse o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves quando perguntado sobre como seria o resultado do julgamento na corte que poderá tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anose que está marcado para começar nesta quinta-feira (22/6).

Em entrevista ao Metrópoles, Neves também falou ainda sobre a minuta golpista que foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento foi incluído no processo e gerou indignação do ex-presidente e da sua defesa, que não querem que o documento seja analisada no julgamento.

O ex-ministro explicou que a decisão, assim como várias outras foi tomada pelo relator do processo, foi tomada pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que decidiu incluir o documento no processo porque a minuta gerou outras consequências para o processo eleitoral brasileiro. Assista ao vídeo completo!

Resultado do julgamento

Para Henrique Neves, a nova composição do tribunal não deve mudar o andamento do julgamento. Os juristas André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano.

Sobre a semelhança entre esse julgamento e o da chapa Dilma-Temer, Neves foi bem claro: “Não há como comparar”. Ele disse que não é uma jurisprudência firmada e que, à época, o tribunal decidiu desconsiderar novas provas apresentadas após a ação ser protocolada.

Essas provas apontavam outras suspeitas, relacionadas a caixa dois, contra os dois políticos. No caso de Bolsonaro, de acordo com Neves, o relator da ação decidiu incluir a minuta do decreto de golpe por entender que esses elementos se destinam a demonstrar desdobramentos dos fatos originalmente narrados na ação.

A pergunta foi feita porque, nesta quarta-feira (21/6), véspera do julgamento no TSE, Bolsonaro falou com a imprensa e reivindicou o critério que absolveu a chapa Dilma-Temer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?