metropoles.com

Lupa: fatos e boatos sobre pedido de soltura de Lula

Agência checa os principais fatos relacionados com a nova crise no Judiciário e as polêmicas sobre as nomeações políticas no TRF-4

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
TRf 4
1 de 1 TRf 4 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Na manhã deste domingo (8), o desembargador do TRF-4 Rogério Favreto determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão mobilizou políticos e boa parte do Judiciário. Até as 15h30, a libertação de Lula, detido na Polícia Federal de Curitiba desde abril, não havia acontecido. A Agência Lupa acompanha o caso, checando informações objetivas e poderá fazer atualizações nesta reportagem ao longo das próximas horas:

“Favreto trabalhou com Tarso Genro”

De acordo com informações do currículo Lattes de Rogério Favreto, o atual desembargador do TRF-4 ocupou cargos de confiança vinculados ao ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro em duas ocasiões. Favreto foi Procurador-Geral do Município de Porto Alegre entre os anos de 1997 e 2004. De 2001 a 2004, Genro foi prefeito da capital gaúcha. Favreto também foi Secretário Nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça de 2007 a 2010, quando Genro comandava a pasta.

“Moro está de férias”

O juiz Sérgio Moro saiu de férias no último dia 2 de julho. A informação consta no site do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). A reportagem entrou em contato com a assessoria do órgão, e ela também confirmou que o magistrado está de férias. O tribunal informa que, “por ser citado, ele [Moro] entendeu possível despachar no processo”.

Há uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, dizendo que juízes podem despachar durante as férias. O caso envolvia uma decisão do próprio Moro de 2008. “A regra [de que juízes não devem despachar durante as férias] não afasta a exceção quando, ante o grande volume de processos, ante a preocupação com os jurisdicionados, retorna e pratica atos em certo processo. Descabe cogitar de nulidade, havendo de se distinguir a situação considerado o caso, por exemplo, de suspensão disciplinar”, diz a ementa da decisão. Mas há, no meio jurídico, divergências sobre este ponto.

“Gebran está de férias”

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo contra Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região e responsável por suspender a soltura do ex-presidente na tarde deste domingo (8), não está de férias. A informação é da assessoria de imprensa do TRF4.

“Favreto foi indicado [para o TRF-4] por Dilma”

O desembargador Rogério Favreto tomou posse no TRF-4 no dia 14 de junho de 2011. Segundo a Constituição Federal, o responsável por nomear desembargadores dos tribunais federais é o presidente da República – à época, Dilma Rousseff.

Mas, ainda segundo a Constituição, esse nome deve ser escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo próprio tribunal. Ou seja, Dilma nomeou Favreto a partir de escolhas feitas pelos próprios desembargadores.

Um quinto das vagas dos tribunais regionais federais são ocupadas por advogados ou membros do Ministério Público, o chamado quinto constitucional. Favreto, que não era juiz federal antes de 2011, entrou em uma dessas vagas.

Nesse caso, “órgãos de representação” dos advogados e promotores enviam uma lista sêxtupla para o TRF-4, que deve escolher três nomes e envia uma lista tríplice à presidência. Dessa lista, o presidente escolhe um.

Reportagem: Chico Marés e Clara Becker. Edição: Cristina Tardáguila e Natalia Leal

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?