metropoles.com

Caso Atibaia: Lula pede ao STF anulação da condenação do TRF-4

Segundo a defesa do ex-presidente, caso rejeite o pedido a Suprema Corte estará “se omitindo diante de grave ilegalidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela/Getty Images
Em postagem feita nessa quinta-feira (23/7), o ex-presidente Lula criticou a postura do chefe do Governo, Jair Bolsonaro, por defender e disseminar o uso da cloroquina
1 de 1 Em postagem feita nessa quinta-feira (23/7), o ex-presidente Lula criticou a postura do chefe do Governo, Jair Bolsonaro, por defender e disseminar o uso da cloroquina - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Após a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a manter a condenação e aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 17 anos e um mês de prisão, no caso do sítio de Atibaia, a defesa do petista pediu a anulação da sentença no Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação foi pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

No recurso, o advogado de Lula afirma que a pena imposta pelo TRF-4 é um “constrangimento ilegal” ao ex-presidente. Segundo a defesa, caso a Suprema Corte rejeite o pedido estará se “omitindo” diante “grave ilegalidade”.

“Em um Estado Democrático de Direito, não pode um constrangimento ilegal contra a liberdade de um cidadão deixar de ser sanado pelo Poder Judiciário por obstáculo de regra procedimental”, escreveu o advogado Cristiano Zanin.

A defesa alega que o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4, julgou o mérito do processo enquanto havia recursos que mereciam análise, em uma “inversão tumultuária do processo”. Zanin se refere a uma petição avaliada em 30 de outubro relacionadas a troca de mensagens atribuídas aos procuradores da Lava Jato em Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro. O pedido foi rejeitado, mas o prazo para recurso, segundo a defesa, iria até esta terça-feira (03/12/2019).

“Considerando que as referidas mensagens reforçam a suspeição tanto dos procuradores da Lava Jato quanto do ex-juiz Sérgio Moro, que instruiu quase a totalidade da ação penal que deu origem à referida apelação – questão essa que foi arguida nas razões recursais, e tem potencial para anular todo o processo –, resta evidente que a suspeição e as demais questões prejudiciais de mérito não poderiam ter sido analisadas antes do esgotamento dos recursos cabíveis sobre essa matéria”, argumenta Zanin.

Veja a íntegra do recurso:

Recurso de Lula by Metropoles on Scribd

Condenação
Por unanimidade, o TRF-4 condenou Lula a 17 anos e um mês de prisão na ação penal sobre o sítio de Atibaia, em São Paulo. O petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em obras e reformas avaliadas em R$ 1 milhão no imóvel.

(Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?