metropoles.com

Lula recorre contra Fachin e nega ter tratado de inelegibilidade

Advogados do ex-presidente pedem que novo recurso seja julgado antes do pedido anterior feito ao ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
lula
1 de 1 lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Depois de entrar nesta quinta-feira (28/6) com reclamação contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de submeter ao plenário da Corte pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a defesa do petista entrou com mais um recurso para tentar reverter a medida do relator da Lava Jato. No entanto, segundo informações divulgadas pelo site O Antagonista na noite desta quinta, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, não pautará a apelação na sessão extraordinária desta sexta-feira (29/6).

Na nova ofensiva jurídica, os advogados de Lula pedem que esse recurso (embargos de declaração, no jargão jurídico) seja julgado antes do pedido anterior feito ao ministro. A primeira apelação foi liberada para a pauta do plenário nesta quinta.

Na decisão recorrida, segundo Fachin, a defesa do ex-presidente pretende suspender os efeitos da condenação – como a inelegibilidade – e a execução provisória da pena, o que deveria trazer o recurso para a análise do plenário da Corte.

No entanto, no recurso apresentado contra essa determinação, os advogados de Lula afirmam “que não há qualquer pedido nesta petição relacionado ao artigo 26-C da Lei Complementar nº 64/90”, cujo objetivo é tratar sobre os casos de inelegibilidade e prazos de cessação.

De acordo com a defesa, ao pedir a suspensão dos efeitos da condenação, os advogados estavam buscando restabelecer a liberdade de Lula.

“Não foi colocado em debate – e nem teria cabimento neste momento – qualquer aspecto relacionado à questão eleitoral”, afirma m os advogados do ex-presidente. Eles buscam evitar que o recurso seja julgado pelo plenário, onde as chances de derrota são maiores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?