Lula, Marco Aurélio e “Lula Livre” dominam discussão no Twitter
Decisão de o ministro do STF soltar presos condenados em segunda instância causou alvoroço entre os usuários da rede social
atualizado
Compartilhar notícia
A decisão de o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) de soltar presos com condenações em segunda instância com recursos pendentes na Justiça rapidamente virou o assunto mais comentado no Twitter. As tags “Lula“, “#MarcoAurélio”, “O STF é uma vergonha” e “Lula Livre” ficaram entre os termos mais discutidos pelo usuário brasileiro, seja a favor ou contra a medida.
O parecer de Marco Aurélio é uma liminar, ou seja, provisório e atendeu a um pedido do PCdoB e atinge, inclusive, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem recursos pendentes nos tribunais superiores. Na decisão, o ministro afirmou que a execução da pena deve ser apenas para aqueles que tenham sido presos com o trânsito em julgado. Isso quer dizer que não haveria mais nenhuma chance de apelação.
A decisão ocorre dois dias depois de o presidente do STF, Dias Toffoli, marcar para 10 de abril do ano que vem o julgamento sobre o tema. O advogado de Lula, Cristiano Zanin, disse que vai pedir ainda nesta quarta-feira (19/12) à Justiça de Curitiba a soltura do petista.
Uma das reações contrárias partiu do futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra (MDB-RS). O aliado de Bolsonaro escreveu em sua conta no Twitter que a decisão tem “consequências trágicas”