Luiz Silva, irmão de José Dirceu, é preso após condenação na Lava Jato
Ele foi condenado pelo juiz Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
atualizado
Compartilhar notícia
Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro José Dirceu, foi preso na manhã desta sexta-feira (9/2), em Ribeirão Preto (SP). Ele foi condenado pelo juiz Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Em 2ª instância, Silva teve sua pena fixada em dez anos, seis meses e vinte e três dias de reclusão, em regime inicialmente fechado.
Na ordem de prisão, Moro apontou ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que desde fevereiro de 2016 admite a prisão em 2ª instância. O juiz permitiu o deslocamento do irmão de Dirceu para Curitiba. “Autorizo desde logo a transferência para o sistema prisional em Curitiba, Complexo Médico Penal, ala reservada aos presos da Operação Lava Jato.”
Em depoimento à PF, Silva afirmou ter dito a Pascowitch que “aquela situação não poderia perdurar”, principalmente porque seu irmão foi preso – em 2013. José Dirceu começou a cumprir pena por corrupção de 7 anos e 11 meses de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O irmão de Dirceu será encaminhado temporariamente ao Centro de Detenção Provisória de Ribeirão, após a realização de exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal.