metropoles.com

Luiz Fux pede que ação contra novos tribunais entre na pauta do STF

Caberá agora à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CARLOS HUMBERTO/STF
luiz_fux-840×577
1 de 1 luiz_fux-840×577 - Foto: CARLOS HUMBERTO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux pediu a inclusão, na pauta do plenário da Corte, da ação que contesta a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), prevista em emenda constitucional de 2013.

Caberá agora à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento. Não há previsão de quando o tema será discutido pelos 11 integrantes do tribunal.

Em julho de 2013, a Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf) entrou com a ação no STF contra a criação dos novos tribunais, apontando violação do princípio de separação dos poderes, sob a alegação de que o Legislativo alterou indevidamente a organização do Judiciário.

Além disso, segundo a associação, a descentralização da Justiça federal de segundo grau, nos moldes previstos pela emenda constitucional, ofende os princípios da eficiência, proporcionalidade e razoabilidade, por se tratar de medida extremamente gravosa, do ponto de vista financeiro e operacional.

Dias depois de a Anpaf entrar com a ação no Supremo, o então ministro Joaquim Barbosa concedeu liminar e suspendeu a criação dos quatro novos TRFs, previstos na emenda constitucional 73, de 2013.

Tribunais
Atualmente, há cinco Tribunais Regionais Federais em atividade no país – sediados em Brasília (TRF-1), Rio de Janeiro (TRF-2), São Paulo (TRF-3), Porto Alegre (TRF-4) e Recife (TRF-5).

A emenda constitucional criaria outros quatro, em Curitiba (TRF-6), Belo Horizonte (TRF-7), Salvador (TRF-8) e Manaus (TRF-9).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?