metropoles.com

Luiz Fux determina prisão de Cesare Battisti

Decisão viabiliza a extradição do italiano para que ele cumpra pena na Itália, onde foi condenado por quatro assassinatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriela Bilo/Estadão
CESARE BATTISTI
1 de 1 CESARE BATTISTI - Foto: Gabriela Bilo/Estadão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a prisão de Cesare Battisti, condenado por quatro assassinatos na Itália. A decisão viabiliza a extradição do italiano para que ele cumpra sua pena no país de origem.

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, havia pedido ao STF, em 30 de outubro, prioridade no julgamento sobre a situação do ex-ativista italiano. A expectativa, contudo, era que os 11 ministros que integram a Corte se manifestassem sobre o caso.

Ainda no período eleitoral, quando o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), externou o desejo de extraditar Battisti, Matteo Salvini, ministro do Interior da Itália, deixou clara a intenção de um pedido imediato para a extradição do condenado.

“No Brasil, os cidadãos também expulsaram a esquerda”, escreveu Salvini em suas redes sociais. “Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será ainda mais forte”, declarou.

Em junho de 2011, o STF decidiu que o italiano Cesare Battisti deveria ser solto. A maioria dos ministros também entendeu que a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de negar a extradição de Battisti foi um “ato de soberania nacional”. A permanência de Battisti no país foi garantida após decisão no apagar das luzes do governo Lula, no final de 2010.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?