metropoles.com

Lewandowski vota a favor do indulto de Natal decretado por Temer

Para o ministro, impedir o perdão concedido pelo presidente da República é interferência indevida do Judiciário no Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIDA SAMPAIO / ESTADAO
STF VS RENAN CALHEIROS
1 de 1 STF VS RENAN CALHEIROS - Foto: DIDA SAMPAIO / ESTADAO

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor do indolto de Natal concedido pelo presidente Michel Temer, em julgamento que acontece nesta quinta-feira (29/11). Ele argumentou que a competência para a concessão do perdão é do presidente e que o ato político de governo de “amplíssima discricionariedade” é imune ao controle jurisdicional.

Para Lewandowski, anular o decreto de Temer seria ilegítima intervenção nas competências do Poder Executivo. Em seu voto, o ministro citou Nelson Mandela e fez críticas ao sistema penitenciário brasileiro. Lewandowski lembrou que há hoje 720 mil presos no Brasil, a terceira maior população carcerária do mundo, números que, em sua opinião, estão em franca colisão com dispositivos legais da Constituição.

Após breve intervalo a votação foi retomada com o voto do ministro Marco Aurélio Mello, pois, este solicitou que adiantasse seu parecer tendo em vista que só poderia permanecer no plenário até às 18h. O ministro falou rapidamente sobre suas reflexões no caso e votou a favor do indulto, ou seja, pela improcedência da ação da PGR.

Com isso, o placar da votação está em 4 a 2 a favor do indulto. Faltam votar os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

A Corte começou a julgar, de forma definitiva, a constitucionalidade do decreto de indulto a partir de na quarta-feira (28/11).

Em dezembro do ano passado, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República e suspendeu o decreto. Em seguida, Roberto Barroso restabeleceu parte do texto, mas retirou a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como apenados na Operação Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?