metropoles.com

Lewandowski é relator de ação contra Renan Calheiros na CPI da Covid

Parlamentares afirmam que indicação do emedebista, que é pai de governador de Alagoas, pode prejudicar andamento da comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai relatar ação movida por três senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Covid.

O mandado de segurança apresentado por Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO) pede a suspensão do ato que colocou o senador emedebista na comissão.

Os parlamentares lembram que Renan Calheiros é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) e, por isso, os trabalhos do senador à frente da CPI podem fazer a comissão ser “eivada de desconfiança”.

Um dos focos buscado por governistas para livrar o governo Bolsonaro das investigações é apurar o uso de verbas federais por governadores e prefeitos no combate à pandemia.

“É possível considerar legal e impessoal a indicação de senador relator, cujo filho está entre os governadores ‘investigados’? Sabe-se que não há investigação direta da pessoa do governador, mas indiretamente se investigará eventual má aplicação das verbas públicas repassadas pela União, no enfrentamento da Covid-19 pelos estados/municípios”, apontam os senadores.

Instalada nesta terça-feira (27/8), a CPI da Covid é presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que indicou Renan Calheiros para a relatoria do colegiado após acordo com parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?