Leia a íntegra do discurso de Fux após ameaças de Bolsonaro
Presidente do STF afirmou que “ninguém fechará” a Corte e, se o presidente desobedecer ordens judiciais, cometerá crime de responsabilidade
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, fez um discurso, nesta quarta-feira (8/9), durante a sessão plenária, reagindo aos ataques proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante os atos de 7 de Setembro.
Na ocasião, Fux afirmou que “ninguém fechará esta Corte”. “Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança”, prosseguiu.
Em resposta às promessas de Bolsonaro de descumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, Fux disse que se ele realmente ignorar medidas impostas contra ele e a União, estará cometendo “crime de responsabilidade, que deverá ser analisado pelo Congresso Nacional”.
“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, pontuou.
Leia a íntegra:
Pronunciamento Fux by Metropoles on Scribd