metropoles.com

Lava Jato: TRF-4 nega último recurso e ordena prisão de Delúbio Soares

Outros três réus na operação, acusados do crime de lavagem de dinheiro, tiveram embargos declaratórios negados pela Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
0f1fa6fd-7e52-4746-83ce-eb99bcd241b7
1 de 1 0f1fa6fd-7e52-4746-83ce-eb99bcd241b7 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira (23/5) os embargos de declaração do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares de Castro; do operador Enivaldo Quadrado; do economista Luiz Carlos Casante e do empresário Natalino Bertin. A 8ª Turma deu parcial provimento aos recursos do empresário Ronan Maria Pinto e reduziu o valor da indenização para R$ 6 milhões.

Os réus recorreram após ter a condenação por lavagem de dinheiro nos autos da Operação Lava Jato confirmada pelo tribunal em março deste ano.

Segundo o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, os embargos de declaração só cabem quando houver ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão, o que não seria o caso. Ele destacou: “a simples discordância da parte contra os fundamentos invocados e que levaram o órgão julgador a decidir não abre espaço para o manejo dos embargos de declaração”.

O desembargador também ressaltou que as defesas pretendiam a reavaliação das conclusões resultantes da apreciação da prova, mas isso não pode ser feito por meio de embargos declaratórios.

Quanto ao pedido de redução da reparação a ser paga por Ronan Maria Pinto, o relator concordou que o voto fixou a quantia acima do mínimo – estipulando um acréscimo de R$ 28 mil – e corrigiu o acórdão neste ponto.

Ao final do voto, Gebran determinou o início do cumprimento das penas por estarem esgotados os recursos em segunda instância.

As sentenças de cada um:

Delúbio Soares de Castro: condenado por lavagem de dinheiro. A pena passou de 5 anos para 6 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Luiz Carlos Casante: condenado por lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos e 6 meses para 5 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Ronan Maria Pinto: lavagem de dinheiro. Pena mantida em 5 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Enivaldo Quadrado: lavagem de dinheiro. Em vez de 5 anos de prisão, cumprirá 6 anos de reclusão em regime inicial fechado.

Natalino Bertin: lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos para 4 anos e 2 meses de reclusão, em regime inicial semi-aberto. (Com informações do TRF-4)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?