metropoles.com

Lava Jato: STJ mantém ação penal contra Claudia Cruz

Mulher do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), a jornalista é acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
claudia cruz
1 de 1 claudia cruz - Foto: Arquivo pessoal

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, manter ação penal contra a jornalista Claudia Cruz, esposa do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), acusada pela Operação Lava Jato de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A mulher teria recebido depósitos na Suíça de conta oculta de seu marido, para distanciar o dinheiro sujo de sua origem.

No entendimento do relator, ministro Felix Fischer, há sérios indícios que embasam a denúncia de que os valores na conta da ré no exterior são frutos de crimes cometidos por Cunha. Os fatos envolvem o deputado cassado — que está preso — e a aquisição fraudulenta, pela Petrobras, de um campo de exploração na República de Benin, na África.

A defesa de Claudia Cruz alegou ao tribunal que o recebimento de provas de contas na Suíça pelo Ministério Público brasileiro foi ilegal porque não há um acordo de cooperação entre os dois países. Ao julgar o recurso, os ministros entenderam que não houve irregularidade no repasse das informações.

A denúncia contra Cláudia Cruz é vinculada à ação penal a que Cunha responde por não ter declarado contas no exterior, que também será julgada pelo juiz Sérgio Moro.

De acordo com as investigações, a jornalista teria usado parte do dinheiro depositado pelo marido na Suíça para fazer pagamentos de despesas pessoais, como viagens, compras e gastos com cursos para os filhos do casal. Segundo a Lava Jato, os recursos eram fruto de propina que teria sido recebida pelo ex-deputado. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?