metropoles.com

Lava Jato: Paulo Preto é condenado pela 1° vez por formação de cartel

O ex-diretor da Dersa foi condenado na Operação a uma pena de 27 anos e oito dias, sendo os oito primeiros anos em regime fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ROBSON FERNANDES/AE
Paulo Preto2
1 de 1 Paulo Preto2 - Foto: ROBSON FERNANDES/AE

Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto e ex-diretor da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), foi condenado pela Lava Jato nesta quinta-feira (28/2) a uma pena de 27 anos e oito dias, sendo os oito primeiros anos em regime fechado. Ele foi acusado de ter fraudado licitações e participado de formação de cartel em obras do trecho sul do Rodoanel e do Sistema Viário Metropolitano de São Paulo entre 2004 e 2015. As informações são da Folha de S. Paulo.

É a primeira vez que Paulo Preto é condenado na Operação Lava Jato. A sentença foi dada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5° Vara Criminal de São Paulo. A defesa do ex-diretor da Dersa, empresa controlada pelo governo de São Paulo, sempre negou as acusações.

A denúncia usou depoimentos de delatores que afirmam que, ao virar diretor da Dersa em 2007, Preto se reunia com dirigentes das empresas contratadas e distribuía previamente as obras do sistema viário. Dois delatores afirmaram que o ex-diretor chegou a dizer: “O mercado é um problema. Eu o administro. Eu tomo conta do mercado”.

Operação Lava Jato
Paulo Preto foi preso em 19 de fevereiro após investigação sobre esquema de pagamento de R$ 130 milhões em propinas pela Odebrechet a políticos. As atividades aconteceram entre 2010 e 2011 e tinham como um dos objetivos irrigar campanhas eleitorais.

Durante buscas e apreensões, policiais federais encontraram em um dos endereços ligados a Paulo Preto um bunker de dinheiro oriundo de propinas no valor de mais de R$ 100 milhões. “O bunker de Paulo Preto tinha o dobro do de Geddel (Vieira Lima)”, disse à época da prisão o procurador da República Roberson Pozzobon. Ele informou que, devido à umidade do quarto em que as notas estavam, elas eram colocadas ao sol para evitar mofos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?