Lava Jato: juíza autoriza arrombamento de cofre na 64ª fase. Veja
A força-tarefa investiga supostos crimes envolvendo a Petrobras e o Banco PGT Pactual na exploração de pré-sal no continente africano
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (23/08/2019) a Operação Pentiti. Trata-se da 64ª fase da Lava Jato. Com autorização da juíza federal Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), a força-tarefa apura supostos crimes envolvendo a Petrobras e o Banco BGT Pactual na exploração de pré-sal na África. No documento, a magistrada solicitou buscas em endereços dos envolvidos – entre eles, a ex-presidente da estatal Graça Foster – e decretou o arrombamento de cofres, caso não sejam abertos por espontânea vontade.
“Autorizo desde logo o acesso pelas autoridades policiais do conteúdo dos computadores e dispositivos no local das buscas e de arquivos eletrônicos apreendidos, mesmo relativo a comunicações eventualmente registradas. Autorizo igualmente o arrombamento de cofres caso não sejam voluntariamente abertos”, diz trecho do despacho.
Veja a íntegra do documento:
Despacho by Metropoles on Scribd
A ex-presidente da Petrobras Graça Foster e o executivo André Esteves, do banco BTG Pactual, estão entre os alvos de 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná. Agentes da Operação Pentiti estão nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. As investigações tiveram início com o acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci.
“Esta é mais uma investigação sobre possíveis crimes que têm relação com instituições financeiras. Já houve denúncias apontando crimes relacionados a funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Paulista e corretoras. A força-tarefa de procuradores e a polícia federal têm explorado todas as linhas investigativas em sua esfera de atribuição”, disse o coordenador da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol.