metropoles.com

Justiça suspende homologação da leniência da J&F

Juiz da 10ª Vara Federal do DF reconsiderou a homologação ao tomar conhecimento da prisão temporária de Joesley Batista e Ricardo Saud

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
vallisney-de-souza-oliveira-840×577
1 de 1 vallisney-de-souza-oliveira-840×577 - Foto: Reprodução/Youtube

O juiz Vallisney de Souza Oliveira (foto em destaque), da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu suspender a homologação do acordo de leniência do grupo J&F até que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê a palavra final sobre a validade da delação dos executivos do grupo. Ele apontou que o acordo de delação “sustenta” o acordo de leniência da empresa.

Na última sexta-feira (8/9), o juiz homologou a leniência – acordo celebrado pela pessoa jurídica com a ressalva de que eventual nulidade da delação pode afetar o acordo da empresa. Nesta segunda-feira (11/9), porém, o magistrado reconsiderou a homologação ao tomar conhecimento da prisão temporária do dono da JBS, Joesley Batista, e do executivo da empresa Ricardo Saud.

O pedido de prisão foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na própria sexta-feira, mas o juiz da 10ª Vara não tinha conhecimento ao homologar o acordo.

No despacho que determinou a prisão dos dois, o ministro Edson Fachin, do STF, suspendeu temporariamente os benefícios concedidos aos delatores.

O juiz Vallisney de Souza Oliveira considerou que os “fatos supervenientes possuem repercussão imediata” na leniência, considerando situação de “insegurança jurídica” caso o acordo passasse a produzir efeitos. Ele apontou também que, ao pedir a prisão dos delatores, o Ministério Público Federal “sinaliza com a iminente ruptura, desestrutura ou invalidade (ainda que parcial)” do acordo de delação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?