metropoles.com

Justiça rejeita denúncia contra Allan dos Santos por ameaças a Barroso

Juíza entendeu que “as grosserias” do blogueiro bolsonarista não podem ser consideradas crime por causa da liberdade de expressão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Allan dos Santos veste traje social e sorri
1 de 1 Allan dos Santos veste traje social e sorri - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A juíza Pollyanna Kelly Maciel Martins Alves, substituta da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, rejeitou nesta terça-feira (24/8) a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, por ameaça contra o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a decisão, “as grosserias” de Allan dos Santos, “não consubstanciam ameaças sólidas muito menos traduzem-se em incitação a práticas de crime contra a suposta vítima”.

Para a juíza, é necessário levar em consideração a liberdade de expressão. “Tenho ressaltado que o direito de liberdade de expressão dos pensamentos e ideias consiste em amparo àquele que emite críticas, ainda que inconvenientes e injustas. Em uma democracia, todo indivíduo deve ter assegurado o direito de emitir suas opiniões sem receios ou medos, sobretudo aquelas causadoras de desconforto ao criticado”, diz a peça.

Leia a íntegra da decisão:

Allan dos Santos by Metropoles on Scribd

A base das alegações de que Allan dos Santos ameaçava Barroso foram encontradas principalmente em um vídeo publicado por ele no canal de seu site no YouTube .

No referido vídeo, nomeado de “Barroso é Um Miliciano Digital” e publicado nas redes em 24 de novembro de 2020, Allan dos Santos “desafia” Barroso a encontrá-lo pessoalmente. “Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p**** do digital! E bota só terrorista! Pra você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p****!”, diz.

Após a divulgação do vídeo, Barroso representou um ofício ao Ministério Público notificando o órgão sobre o tom das ameaças.

Para além dessa ocasião, a denúncia do MPF afirma que “foi identificado um comportamento habitual e intencional do denunciado em proferir ameaças contra ministros do STF” e anexou prints de publicações nas redes, onde o ministro Alexandre de Moraes também é alvo do blogueiro bolsonarista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?