metropoles.com

Justiça Federal abre execução da pena de Lula

Juíza substituta da 12ª Vara Federal, Carolina Moura Lebbos, conduz processo que vai dizer se ex-presidente permanece na PF em Curitiba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça Federal, no Paraná, abriu nesta segunda-feira (9/4) o processo de execução provisória da pena de prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

A juíza federal Carolina Moura Lebbos será a responsável por decidir se mantém o político na sala reservada para seu encarceramento na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), ou se transfere o petista para outro lugar, e quando ele poderá progredir de regime.

Confira o registro do processo na Justiça Federal: 


Juíza substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba –responsável pela área de execução das penas dos presos –, ela determinará, a partir de agora, as condições em que Lula será mantido. Ou seja, está nas mãos da magistrada definições sobre como o ex-presidente deve ser tratado, o que pode – ou não – fazer no período da pena e as regras de progressão, as quais terá direito a diminuir os anos a cumprir, conforme seu comportamento, atitudes e o passar do tempo.

Carolina Lebbos também está encarregada de conduzir o processo de execução penal do empresário e delator Marcelo Odebrecht, que no início do ano progrediu para o regime de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, depois de uma temporada de 2 anos e 6 meses encarcerado em Curitiba, o berço da Lava Jato.

Fichado
O documento inicial do processo é a ficha individual provisória, na qual Lula foi registrado como condenado.

A histórica ficha tem a qualificação do ex-chefe do Executivo. Nela, constam nome, alcunha, nacionalidade, estado civil, profissão, escolaridade e se é foragido. Além de endereço e dados dos defensores, há registro dos inquéritos de origem do processo que resultaram na pena, se houve prisão e onde o réu está recolhido.

A ficha, que tem as informações da sentença, com detalhes da pena dada ao petista e dos crimes cometidos, serve de origem para o processo em que a defesa de Lula vai agora requerer sua transferência e eventuais benefícios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?