metropoles.com

Justiça Eleitoral não conseguirá combater fake news, dizem juristas

Segundo ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Marcelo Ribeiro é impossível controlar a disseminação de notícias falsas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fake-News-eleicoes
1 de 1 Fake-News-eleicoes - Foto: Reprodução

As eleições presidenciais deste ano no Brasil serão contaminadas pelas chamadas “fake news” e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguirá combater a disseminação de notícias falsas no pleito, analisaram juristas durante debate realizado em São Paulo.

Para o ex-ministro do TSE Marcelo Ribeiro, é impossível controlar a disseminação de notícias falsas durante a eleição. “É impossível. Desde que o mundo é mundo, as pessoas mentem”, afirmou, durante o Encontro de Lideranças Nacionais, organizado pelo escritório Bonini Guedes na capital paulista.

Segundo o jurista, o uso da tecnologia pode minorar o problema, da mesma forma como pode ser usado na disseminação de informações inverídicas.

O ministro do TSE Admar Gonzaga afirmou que as “fake news” não devem ser o principal problema do pleito neste ano. “Não me preocupa a questão da fake news. Isso vai acabar se resolvendo com tecnologia”, disse. Para ele, o controle ficará a cargo do cidadão.

Liberdade de expressão
O controle da Justiça Eleitoral sobre as fake news pode esbarrar na liberdade de expressão dos cidadãos. “A liberdade de expressão não pode ser a todo custo, que nós devemos observá-la sem qualquer exceção. Deve haver controle estatal, embora esse controle sempre será ineficiente; não vai conseguir cortar o problema, mas talvez consiga minorar”, observou Marcelo Ribeiro.

Segundo o estrategista político americano Arick Wierson – que trabalhou para o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg –, o uso das “fake news” é uma realidade consolidada nas eleições no Brasil e no mundo todo. “Só vai crescer”, apontou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?