metropoles.com

Justiça do Trabalho suspende processo de privatização da Eletrobras

Desgaste do governo, greve dos caminhoneiros e ano eleitoral inviabilizaram a aprovação, ainda neste ano, de projeto para desestatização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Marchetti/ItaipuBinacional
Alexandre Marchetti.ItaipuBinacional.m
1 de 1 Alexandre Marchetti.ItaipuBinacional.m - Foto: Alexandre Marchetti/ItaipuBinacional

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou, em tutela de urgência, que a Eletrobras suspenda o processo de privatização das suas distribuidoras de energia elétrica atuantes no Norte e no Nordeste para que sejam realizados estudos sobre os impactos das medidas nos contratos de trabalho das empresas.

A estatal informou que “analisará as medidas cabíveis e manterá o mercado informado”. As demais rés são Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e Companhia Energética do Piauí (Cepisa). Elas devem apresentar individualmente ou de forma coletiva, no prazo de até 90 dias, os estudos exigidos.

A privatização da Eletrobras, dizem fontes, não deve sair este ano. O desgaste do governo, acentuado pela greve dos caminhoneiros, e a proximidade do calendário eleitoral inviabilizaram a aprovação, ainda neste ano, de projeto permitindo a desestatização.

Responsável por colocar o projeto em votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já admite nos bastidores que dificilmente a medida será votada antes das eleições. O projeto foi enviado no dia 22 de janeiro, mas está emperrado em uma comissão especial da Câmara, de onde ainda precisaria seguir para o Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?