metropoles.com

Justiça do Paraná autoriza transferência de Cunha para prisão no Rio

O juiz Ronaldo Sansone Guerra argumenta que a transferência “contribui para a ressocialização do sentenciado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

A Justiça Federal do Paraná autorizou, nesta quarta-feira (29/05/2019), a transferência do ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha para cumprimento da pena em um presídio no Rio de Janeiro (RJ). A decisão era esperada pela defesa.

Segundo o juiz Ronaldo Sansone Guerra, a transferência “contribui para a ressocialização do sentenciado”, apesar de o Ministério Público (MP) ter dado parecer negativo sobre a medida, sob o argumento de que a transferência do condenado ao seu reduto político poderia representar dano devido à influência política do condenado, que exerceu mandatos pelo MDB do Rio de Janeiro.

Na decisão, Sansone não diz em que presídio o ex-parlamentar irá ficar detido, mas a Justiça Federal no Rio afirma que há vagas nos presídios federais do estado.

Em nota, a defesa do ex-deputado afirmou que “é importante destacar que a Lei de Execuções confere o direito de que a pessoa, se custodiada pelo Estado, tem o direito a ficar em local próximo ao seu meio social e familiar. Neste sentido, a decisão é justa e adequada ao preceitos legais e constitucionais”.

Lava Jato
Cunha está preso desde 2016 no Complexo Médico Penal de São José dos Pinhais, no Paraná, por causa de investigações da Operação Lava Jato. Em 2017, o ex-presidente da Câmara foi condenado a 15 anos e 4 meses de prisão pela 13ª Vara Federal de Curitiba, sob a acusação de ter solicitado propina para exploração da Petrobras em um campo de petróleo na África e ter recebido o valor em uma conta na Suíça. A pena foi reduzida para 14 anos e 6 meses de prisão por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?