metropoles.com

Justiça do DF rejeita queixa-crime de Aras contra professor da USP

Conrado Hübner foi alvo de ação após criticar o procurador-geral da República nas redes sociais e em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Augusto Aras Procurador-Geral da República tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 8
1 de 1 Augusto Aras Procurador-Geral da República tse eleicoes 2020 apuracao votos brasil 8 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Justiça Federal no Distrito Federal não aceitou a queixa-crime apresentada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra o professor de direito da Universidade de São Paulo (USP) e colunista da Folha de S.Paulo, Conrado Hübner Mendes.

Hübner foi alvo da queixa-crime após criticar Aras nas redes sociais e em sua coluna. Para a juíza federal substituta Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Vara Federal Criminal do DF, o docente fez exercício da liberdade de expressão ao tecer críticas contra o PGR.

Nas palavras da magistrada, “liberdade de expressão e imprensa livre são pilares de uma sociedade democrática, aberta e plural, estando quem exerce função pública exposto a publicações que citem seu nome, seja positiva ou negativamente”.

Na decisão, Pollyana afirma não vislumbrar conduta apta a fazer incidir a tutela criminal na medida em que as expressões proferidas, mesmo que inadequadas, “não se revestem de potencial lesiva real à honra” de Aras.

“O direito de liberdade de expressão dos pensamento e ideias consiste em aparo àquele que emite críticas, ainda que inconvenientes e injustas. Em uma democracia, todo indivíduo deve ter assegurado o direito de emitir suas opiniões sem receios ou medos, sobretudo aquelas causados do desconforto do criticado”, completa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?