metropoles.com

Justiça dá 20 dias para Alcolumbre explicar sigilo em gastos no Senado

Presidente da Casa delegou a seus pares o direito de tornar secretas as notas fiscais gastos com verba indenizatória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Alcolumbre3
1 de 1 Alcolumbre3 - Foto: Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira (26/04/2019), a Justiça Federal de Minas Gerais deu 20 dias para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), preste esclarecimentos sobre a decisão de manter em sigilo as notas fiscais de gastos dos parlamentares com a verba de gabinete. É o que informa o jornal O Globo.

No despacho, segundo o jornal, o juiz da Subseção Judiciária de Uberlândia, Lincoln Rodrigues de Faria, atendeu a um pedido formulado por um advogado da cidade, por meio de uma Ação Popular, para que Alcolumbre torne públicos os seus gastos e o dos demais senadores. Após receber as explicações de Alcolumbre, o juiz tomará uma decisão final sobre as notas secretas do Senado, diz o Globo.

Sobre a decisão da Justiça, a assessoria do Davi Alcolumbre disse apenas que ainda não foi notificada, e que vai acionar a área jurídica da Casa para obter mais detalhes.

Nesta semana, Alcolumbre decidiu delegar aos senadores o direito de tornar secretas as notas fiscais de gastos realizados com a verba indenizatória de gabinete.

De acordo com a reportagem de O Globo, a medida foi amparada em um parecer da área jurídica da Casa, editado em 2016, durante a gestão do emedebista Renan Calheiros (AL).

No documento em questão, ressalta a a matéria, o Senado rejeitou o pedido de um parlamentar que queria obter cópias, por meio da Lei de Acesso à informação (LAI), de notas fiscais apresentadas à Casa por um ex-senador e adversário político.

Regras de sigilo
Os próprios senadores poderiam, na visão do Senado, decretar o sigilo sobre as próprias notas fiscais, caso entendam que elas estão submetidas às regras de sigilo fiscal estabelecidas pela Receita Federal, por abrigarem dados pessoais como o endereço e CPF.

Há anos, porém, a Câmara divulga as notas fiscais de gastos dos deputados, sem incorrer em quebra de “sigilo fiscal”, segundo enfatiza O Globo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?