metropoles.com

Justiça arquiva investigação contra Lula por tráfico de influência

Ex-presidente teria sido contratado pela OAS para influenciar dirigentes da Costa Rica a fazer negócios com a construtora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A juíza Maria Carolina Akel Ayoub, da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, decidiu arquivar investigação que apurava corrupção ativa e tráfico de influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, Lula teria sido contratado pela empresa para realizar palestra na Costa Rica a fim de influenciar os dirigentes daquele país a fazer negócios com a construtora. A contratação teria sido intermediada por Paulo Okamoto, então presidente do Instituto Lula.

Na decisão, a magistrada reconheceu a prescrição da pretensão punitiva estatal, uma vez que Lula tem mais de 70 anos, e a baixa precisão do relato do colaborador impede a continuidade das investigações.

“No tocante a todos os crimes imputados, em tese, ao investigado Luiz Inácio Lula da Silva verifica-se que já decorrido o prazo prescricional da pretensão punitiva estatal. Isto porque todos possuem prazo prescricional de doze anos, nos termos do artigo 109, inciso III, do Código Penal. E como é notório o fato do investigado Luiz Inácio Lula da Silva possuir mais de setenta anos, o prazo passa a ser de seis anos”, escreveu Maria Ayoub.

“Decorridos mais de seis anos entre a data dos fatos (2011) e o presente momento, constata-se a prescrição da pretensão punitiva estatal de todos os delitos aqui investigados em relação a Luiz Inácio Lula da Silva”, prosseguiu ela.

Leia a íntegra da decisão:

Sentença (1) by Tacio Lorran Silva on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?